quarta-feira, 11 de março de 2015

Dossiê Daciolo: nova crise no PSOL com deputado religioso

Juro que não é perseguição do blog, mas outro filiado do PSOL anda causando na semana. O Cabo Daciolo, deputado federal eleito pelo Rio de Janeiro com mais de 49 mil votos, discursou na bancada da Câmara em defesa de um projeto polêmico de cunho religioso nesta terça-feira, 10. A proposta causou um movimento entre militância e lideranças pela expulsão do deputado do partido. 
O ex-bombeiro propôs uma Proposta de Emenda à Constituição para alterar seu artigo 1º. Onde lê-se que todo poder emana do povo, o deputado propõe alteração para "todo o poder emana de Deus, que o exerce de forma direta e também por meio do povo e de seus representantes".
A militância do Partido Socialismo e Liberdade está se organizando para pedir a cabeça do deputado, mas não seu mandato. O discurso encabeçado pelo vereador Renato Cinco, e que ecoa no Fora Daciolo, é de que o parlamentar seja expulso do partido, mas permaneça com seu mandato. 
"A permanência do cabo Daciolo no PSOL é uma contradição insolúvel e a Direção Nacional precisa afastar imediatamente o deputado. Entretanto, acho que os eleitores do cabo não podem ser penalizados e ele deve permanecer com o mandato", escreveu o vereador no Facebook, sublinhando que as propostas do deputado Daciolo são "absolutamente contra o programa e a linha política do PSOL".
Eventos e páginas pedindo a expulsão do deputado também se espalham na rede, apesar de ainda serem fracos. A página no Facebook Fora Daciolo, não queremos seu mandato conta com 266 curtidas, enquanto o evento PSOL: QUEREMOS A EXPULSÃO DO CABO DACIOLO!, que marca uma manifestação virtual contra a permanência do parlamentar no partido, conta com mais de 600 confirmações. 

E agora, PSOL?
Enquanto a Executiva Estadual do PSOL-RJ foi mais radical e sugeriu a transferência de partido em post no Facebook, nota oficial do PSOL informa que a bancada do partido na Câmara dos Deputados se reuniu nesta terça-feira e acabou com a "PEC de Deus" proposta pelo deputado, "sem prejuízo de seu debate individual sobre sua crença".

Bolsonaro
Imagem acompanha post da Executiva Estadual do PSOL com duras críticas ao Cabo Daciolo (Reprodução/Facebook)

O post da Executiva Estadual do PSOL ainda lembrou de episódio que constrangeu toda a bancada, quando o Cabo Daciolo tirou uma foto com o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) na mesma semana em que a bancada do partido pedia a cassação do parlamentar por apologia ao estupro.
Em post de dezembro, quando o episódio com Bolsonaro aconteceu, a Executiva Estadual também fez um de seus raros posts no Facebook já fazendo duras críticas ao Cabo Daciolo antes mesmo de o parlamentar ter começado o mandato. "Deputado Daciolo, o PSOL pede a cassação de fascistas, não tira foto com eles", abria o texto oficial no Facebook. 

O Cabo
Liderança que emergiu da greve dos bombeiros de 2012, o Cabo Daciolo não vive só de projetos religioso. Entre suas principais bandeiras, estão a aprovação da PEC 300, que estabelece um piso salarial para policiais e bombeiros em todo o Brasil. 

Partido necessário
As pautas críticas ao PSOL no blog vem justamente da consciência da relevância e admiração ao programa e a quadros do partido. Apesar dos pesares, o blog se posiciona e corrobora a máxima do PSOL: "um partido necessário". E afinal, como não amar o trocadilho "Dossiê Daciolo"? HAHA #zuero,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages - Menu